O Coletivo

O Coletivo FERPA é um coletivo de atores, produtores culturais e realizadores audiovisuais que buscam pesquisar de forma teórica e prática a relação, as experimentações e radicalizações possíveis da atuacão no audiovisual, isto sob os mais diversos pontos de vistas: ator, diretor, câmera, fotógrafo, som direto, diretor de arte, preparador de elenco,  utilizando as diversas linguagens e técnicas disponíveis.



ORIGEM


O Coletivo FERPA nasceu a partir da reunião de 10 alunos de uma Oficina de Interpretação para Cinema ministrada pelo preparador de elenco Sérgio Penna (1) durante o Mostra de Cinema de Belo Horizonte - Mostra CINEBH 2009 (http://www.cinebh.com.br/) em outubro do mesmo ano. 

Estes 10 alunos, formados por atores e realizadores audiovisuais, decidiram se reunir periodicamente e por meio de encontros semanais produzir estudos,  experimentações e realizações envolvendo cinema, atuação e linguagem audiovisual.

O Coletivo FERPA é composto por jovens atores com sólida experiência de atuação, formados pela Teatro Universitário e graduação em Artes Cênicas da UFMG, CEFAR - Centro de Formação Artística do Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado e por jovens realizadores audiovisuais formados pela Escola Livre de Cinema de BH, Instituto de Comunicação e Artes da UNA e Escola de Cinema Darcy Ribeiro - Rio de Janeiro

(1) Sérgio Penna foi preparador de elenco dos filmes Bicho de Sete Cabeças, Carandiru, Contra Todos, Antônia, Batismo de Sangue, Não Por Acaso, Chega de Saudade, Broder!, Quanto Dura o Amor?, As Melhores Coisas do Mundo, Lula O Filho do Brasil, etc.


PRIMEIRO ANO


Ao longo de 2010, o FERPA veio se construindo como um espaço e uma atmosfera de encontro e troca entre seus integrantes atores e realizadores audiovisuais, bem como com seus parceiros, visando  pesquisar de forma teórica e prática a relação, as experimentações e radicalizações possíveis da atuacao no audiovisual. 

Tendo como princípios de trabalho essenciais a horizontalidade, a colaboração, a cooperação,  a valorização da criatividade e  experimentalidade combinados com o compromisso e co-responsabilidade individual e coletiva, os integrantes do FERPA, se encontram semanalmente como artistas que pesquisam e realizam  experimentações audiovisuais que têm o trabalho do ator como elo, visando construir um trabalho de pesquisa sério e com linguagem própria. 

Até então o Coletivo FERPA produziu duas realizações audiovisuais, o curta-metragem experimental  Rizoma (1 min)., e o filme-instalação Itinerário do Amor Urbano (em processo de montagem e finalização).


"o cinema não deveria ser uma simulação do real, mas sim o real sendo filmado. Obter este resultado exigiria a extinção do cineasta, a submissão dele ao improviso dos atores ou à força do roteiro"

Fonte: http://criticadearte.blogspot.com/2008/02/festa-de-famlia-1998.html