domingo, 17 de abril de 2011

Atores, não-atores e redução de danos


Na primeira semana do mês de abril de 2011 o Coletivo FERPA esteve na cidade de São Paulo para desenvolver uma oficina de atuação para cinema dentro do Centro de Convivência É de Lei (ver mais informações em - http://centroedelei.blogspot.com), local onde se encontra o Ponto de Cultura Na Rua Da Rua Pra Rua, localizado na região central da capital de São Paulo, onde promove o encontro de cidadãos em situação de rua e ou cidadãos dependentes de drogas.


O trabalho surgiu a partir do convite do Ponto de Cultura em participar do projeto Trocas Da Rua, que ocorreria no âmbito do edital “Interações Estéticas 2010” do Ministério da Cultura, voltado a promover interações entre artistas e os Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. Diante do desafio, a proposta do Ferpa se baseou numa prática voltada à percepção do outro, da relação corpo e câmera e de uma breve iniciação do trabalho do ator, com o foco no ator de cinema - pilar da pesquisa realizada pelo grupo. A primeira fase da oficina aconteceu na primeira semana de Abril de 2011.


Esclarecemos que essa é apenas nossa primeira passagem pelo projeto que  prevê duas idas do Ferpa à São Paulo. Voltaremos na primeira semana do mês de maio de 2011 para realização da segunda etapa da oficina do “Interações Estéticas” que engloba duas etapas  com o Coletivo FERPA e duas oficinas de formação em cinema ministradas por Anderson “Montanha” – do Coletivo Filmagens Periféricas de São Paulo - SP. Aguardamos agora ainda mais ansiosos nosso retorno para a segunda fase do projeto para aí sim concluirmos este projeto, cujo material será editado e apresentado em forma de documentário de todo o processo.




Extrato de texto de Gu Cavalieri – integrante do Coletivo FERPA, cineasta e gestor cultural, coordenador este projeto - sobre oficina de 3 dias realizada  em São Paulo - SP pelo Ferpa em parceria com o Ponto de Cultura Na Rua Da Rua Pra Rua- Centro de Convivência é de Lei.

Revisão: Rodolfo Fonseca 

Leia mais no texto: Contato Imediato de primeiro grau... Atores, não atores e a política de redução de danos - de Gu Cavalieri

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByqnGDwsLGvXYWZiODA5OWUtM2MxMS00Y2NhLTg2YjMtYjk2ZWFhNDI5MWRh&hl=pt_BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário