quinta-feira, 26 de maio de 2011

Contatos Imediatos de segundo grau

Como previsto voltamos em maio nos dias 2,3 e 4 (segunda à quarta-feira) para a segunda e derradeira troca estética em São Paulo. Desta vez com um grupo diferente composto por mim, Saulo Salomão, Raquel Medeiros e Sabrina Valente. Vale recordar que a primeira oficina estiveram presentes eu, Jéssica Azevedo e Daniel Ferreira. Na primeira visita, ainda refém do desconhecido, nos deparamos com almas curiosas e dispostas a se transpassarem pela nossa vivência. Foi de uma enorme satisfação ver a entrega e a disciplina dessas pessoas tão especiais que se permitiram aos jogos e às propostas do Coletivo FERPA.

Ficava a dúvida... Será que essas pessoas estarão novamente na nossa segunda ida ao Centro de Convivência É de Lei ou seriam novas pessoas? Manteríamos a nossa proposta de interação ou evoluiríamos na abordagem sobre atuação para cinema?

Acabaram ocorrendo as duas coisas, novas pessoas apareceram, muito devido ao êxtase de primeira fase, e as mesmas pessoas retornaram pelo mesmo motivo. Gratificante foi ver aquelas pessoas na sua maioria em situação de rua abrirem mão de correr atrás de seus leões diários para buscarem outro tipo de alimento.

Sendo assim preparamos novos jogos e novas propostas de relações entre os participantes. As cenas realizadas ficaram mais elaboradas permitindo sensações mais próximas de um set de filmagem. Como esperado dessa vez, fomos surpreendidos mais uma vez com a disponibilidade dessas pessoas que nos proporcionaram grandes momentos, além de boas reflexões, como por exemplo, reafirmar a existência de matéria humana e criativa em qualquer pessoa, seja de onde for, de quais experiências viveu e da leitura que cada um faz da sua própria vida e da arte. Incrível foi ver a desenvoltura dessas pessoas ao se representarem, ficcionando a própria realidade e se divertindo com as sugestões de ações propostas por eles mesmos.

Agora ficamos na expectativa do material a ser produzido pelo próprio Centro É de Lei, fruto das imagens registradas durante essas duas etapas do processo. O DVD será lançado e apresentado em breve na capital paulista, sendo assim pensamos em fazer uma mostra desse material aqui em Belo Horizonte também. O projeto foi um marco nas atividades do FERPA abrindo uma pertinente porta para trocas com outros Pontos de Cultura do Brasil.

Convites e parceiras serão sempre bem-vindos!

Por Gu Cavalieri – Integrante do Coletivo FERPA, Cineasta e Gestor Cultural, responsável pela participação do Coletivo no projeto TROCAS DA RUA, realizado com recursos do Prêmio Interações Estéticas 2010 - Funarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário